Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Jantar Matéria: a estrela de Bragança vai conquistar Lisboa

  • 333

O panorama gastronómico nacional recebeu de bom grado a notícia, dia 21 de novembro, de que havia quatro novas estrelas na restauração nacional. Surpreendeu a chegada da segunda estrela Michelin para o Alma de Henrique Sá Pessoa e para o Midori, liderado por Pedro Almeida. Mas deixaram muita gente de boca aberta o reconhecimento do restaurante A Cozinha por António Loureiro e, principalmente, a estrela do restaurante G Pousada com Óscar Geadas na cozinha.



O restaurante da Pousada de Bragança, Garfo de Ouro em 2018 para o Boa Cama Boa Mesa, há muito que brilhava no panorama da restauração nacional. No cenário fantástico da Pousada de Bragança, com vista para o castelo, servem-se algumas das melhores experiências gastronómicas que a região transmontana tem para oferecer, mas desta vez não é preciso fazer a viagem para as viver. Dia 14 de dezembro Óscar Geadas vai trazer ao 6º Jantar Matéria, no restaurante Feitoria, um pouco do que serve em Trás-os-Montes.



Na página do restaurante Feitoria lê-se que “Surpresa, Confiança e Desafio são os sentimentos que queremos transmitir para estes jantares exclusivos, no Feitoria onde a Matéria assume o papel principal de todos eles”. Mais do que cozinhar, continuam, “os chefes foram ao encontro da Origem, ao encontro dos Produtores, envolvendo-se na busca pelos melhores produtos desafiando-se a si próprios, para um jantar surpreendente que põe à prova todos os sentidos”.

Desta vez é região a norte de Portugal, mais precisamente Bragança que se vai descobrir à mesa. Em conjunto com o chefe Rafa Costa e Silva e o chefe Óscar Geadas, o chefe João Rodrigues vai dar a conhecer esta região pelos seus aromas e sabores da estação, com especial destaque para o Porco Bízaro, Cogumelos, Produtos regionais do Fumeiro e o Cuscuz. Pouco se conta antes, mas sabe-se que foi adquirido um porco bísaro para o jantar e que de Bragança, Óscar Geadas vai trazer o já famoso “Rocher de Alheira”, um “Bola calcada de azeite com cogumelos” e ainda “Chichos da matança com cuscuz e boletos”.



O chefe Rafa Costa e Silva iniciou carreira como cozinheiro profissional em 2003 no The Culinary Institute of America, em Nova York. Em 2007, foi para Espanha para trabalhar com Andoni Luis Aduriz, no restaurante Mugaritz, que conta com 2 estrelas Michelin, onde começou como um stagier. Decidiu voltar ao Brasil e abrir o Restaurante Lasai, no Rio de Janeiro, que conta com vários prémios, entre eles uma estrela Michelin desde 2015.



João Rodrigues, o “mentor” dos Jantares Matéria, ganhou o prémio de melhor aluno de cozinha e entrou para o curso de Produção Alimentar na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Trabalhou com o chefe Fausto Airoldi, com o chefe Stephane Hestin e o chefe Sebastien Grospelier (2 estrelas Michelin), no restaurante Varanda. E em 2007 ganhou o concurso “Chefe Cozinheiro do Ano”. Em 2009 participou na abertura do Altis Belém Hotel & Spa e ganhou a primeira estrela Michelin em 2011. É detentor de um Garfo de Platina atribuído pelo Guia Boa Cama Boa Mesa em 2018.

O Jantar Matéria no restaurante Feitoria (Doca do Bom Sucesso, Lisboa. Tel. 210 400 200) tem um custo de €140 por pessoa e é servido sob reserva prévia para o e-mail do restaurante.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!